Odivelas foi designada pelo presidente da ACES Europe (Associação das Cidades Europeias do Desporto), Gian Francesco Lupattelli, como Cidade Europeia do Desporto 2020.

Urso Dinis_Cidade Europeia do Desporto_Emoções ao Quadrado
Urso Dinis_Cidade Europeia do Desporto_Emoções ao Quadrado

O Município de Odivelas tem investido na promoção da atividade física e da prática desportiva, com o objetivo de desenvolver hábitos e estilos de vida saudáveis. Vê agora reconhecido, o seu esforço e foi premiada com esta importante distinção. O município, orgulhoso, procurou formas de comunicar este feito a todos os visitantes e aos seus munícipes.

Numa das principais entradas da cidade, a que dá acesso ao Pavilhão Multiusos, foram colocadas bandeiras e um outdoor a anunciar a nomeação.

No entanto, pareceu aos responsáveis que não seria suficientemente memorável e capaz de refletir a importância desta tão elevada distinção.

O Desafio

A mascote da cidade, o Urso Dinis, estava criada e a obter grande sucesso junto da população. Figura simpática, plena de história e simbolismo, está associada ao valoroso e estimado rei D. Dinis e à história do seu encontro com um Urso, numa das suas visitas ao Convento.

O problema é que a mascote, só tem 1,80m e não pode ficar exposta aos elementos do tempo, numa rotunda.

Assim, o que se afigurou como óbvio e natural seria ter, o Urso Dinis, na rotunda, mas com 4m de altura, o mesmo ar simpático e com dimensão para cumprimentar todos os entram na cidade de Odivelas.

A Emoções ao Quadrado foi a escolha óbvia para produzir esta peça, usando a sua mais recente aquisição, uma Massivit 1800 Pro, capaz de imprimir com detalhe e com tempos de impressão muito curtos.

O tempo disponível era de apenas 12 dias, já com o dia necessário para a instalação, porque a festa de abertura oficial Cidade Europeia do Desporto, já estava marcada.

A Produção

O desafio seguinte, seria o de conseguir um ficheiro em 3D, com o detalhe necessário para a impressão.

Para isso a Emoções ao Quadrado, socorreu-se de um scanner 3D de precisão, para digitalizar a mascote, e em seguida aperfeiçoar a definição recorrendo à modelação 3D.

A primeira etapa do processo de produção estava concluída com sucesso.

A impressão decorreu sem sobressaltos, o que facilitou significativamente todo o restante processo, oferecendo a toda a equipa a confiança e tranquilidade necessária para que se pudesse concentrar na conceção e produção da estrutura que iria suportar esta peça gigantesca.

 

Se juntarmos o pódio onde está assente o Urso, com 3 metros, temos um total superior a 4 metros, que ficará neste espaço durante um ano.

Para garantir a robustez de todo o projeto foi desenvolvida uma estrutura interna em ferro. Todo este complexo processo, foi facilitado em virtude da experiência acumulada pela Emoções ao Quadrado, ao criar o seu próprio Outdoor.

A outra preocupação, era garantir a qualidade do acabamento, de forma a evitar a deterioração das cores e garantir a conservação da peça por um tempo tão longo. Também aqui, as nossas soluções de acabamento, oferecem garantias de qualidade e durabilidade.

Peças com esta dimensão também levantam desafios logísticos ao nível das infraestruturas necessárias para as produzir.

A Instalação

Ao mesmo tempo que todo este processo se desenrolava, foi-nos colocado mais uma preocupação. A rotunda onde iria ser instalado o urso, tem um tráfego muito elevado, permanentemente, sendo que a interrupção do trânsito, levantaria obviamente sérios incómodos para a população.

O ideal seria que a polícia não tivesse necessidade de cortar mais do que uma faixa de rodagem e que não o fizesse por mais do que uma hora.

A equipa da Emoções ao Quadrado, desenvolveu uma solução de instalação, de tal forma versátil, que foi possível superar estes requisitos, executando esta complexa operação, com muita facilidade de celeridade.

Instalado o Urso Dinis, no seu posto de receção a todos os que visitam a cidade, ou lá vivem, queremos desejar um fantástico ano de acontecimentos desportivos, que prestigiem a cidade e o país. Agradecer ao Município de Odivelas, a oportunidade que nos deu de participar neste fantástico acontecimento e desejar ao Urso Dinis, um ano histórico.

 

Ficha Técnica

Urso com 3 metros de altura assente num bloco de betão em forma de pódio com 1 metro de altura por 3 metros de largura.

Instalação:

Rotunda da Galp, à entrada de Odivelas

Cliente:

Camara Municipal de Odivelas.

Tempo Total de Execução:

12 Dias